0
Seu carrinho está vazio
Carboidratos

Palatinose: o que é, para que serve e como tomar

Publicado em 22.04.2022 |
6 visualizações

palatinose é ideal para você praticante de endurance que precisa daquela energia extra durante treinos e competições de alta intensidade ou que não consegue comer no pré treino.

Um "carboidrato do bem", que proporciona sensação de saciedade prolongada, energia por mais tempo, promove a saúde digestiva e tem baixo índice glicêmico.

O que é a Palatinose?

Para quem não conhece, a Palatinose — ou Isomaltulose — é um tipo de carboidrato muito especifico que pertence a família dos dissacarídeos.

Diferente dos demais suplementos seu metabolismo é muito lento, não provoca picos com altas taxas de glicose no sangue, inclusive é um ingrediente muito usado em produtos para diabéticos e disposições pré-diabéticas.

A forma como o organismo usa a energia vinda deste produto faz com que ela seja muito mais eficaz e poderosa que alguns alimentos como a famosa batata-doce, por exemplo. É um carboidrato saudável, do "bem" que vai ajudar você a ter um corpo forte, em forma e saudável.

Mas de onde vem esse incrível nutriente? A Palatinose é um tipo de carboidrato retirado de diferentes tipos de alimentos como a beterraba, mas que também pode ser encontrado no mel e na cana de açúcar. Ela é obtida por meio de um processo de aplicação de enzimas nesses alimentos.

Para que ela serve?

A Palatinose é um fonte de energia, este suplemento é usado para potencializar sua força e seu desempenho nos treinos e competições. Ela fornece energia gradativamente e por isso tende a aumentar a sua capacidade atlética em sessões de exercícios físicos de longa duração, assim como nos treinos de alta intensidade. Por ser um carboidrato saudável, ela aumenta a geração de energia, com energia "limpa" e saudável você poderá ter melhores resultados no que se refere a queima de massa gorda e também na hipertrofia.

Quais são seus benefícios?

  • É adocicada e saborosa;
  • Digerida lentamente;
  • Estimula melhoria da circulação sanguínea;
  • Baixo índice glicêmico o que auxilia tanto na redução de gorduras quanto na hipertrofia;
  • Mantém a capacidade e força durante treinos mais longos;
  • Promove a saúde digestiva;
  • Auxilia na saúde dental por prevenção de cáries.

Como a Palatinose age no organismo humano?

Quando ingerida, a palatinose é hidrolisada no intestino delgado por nossas enzimas digestivas, na digestão de palatinose a oferta de glicose e frutose ocorre consideravelmente mais lenta que aquilo que ocorre com o açúcar.

Devido à digestão mais lenta e também da absorção das moléculas de glicose e frutose ocorrer de forma atrasada, temos uma baixa oscilação no aumento de glicose sanguina, ou seja, este produto não eleva o "açúcar do sangue".

Este mecanismo especial envolvido na digestão do produto faz com que ela seja bem indicada para indivíduos com diabetes, pré-diabetes e também para o público sobrepeso, isso porque ela ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Quando consumir?

Devido a sua característica de não elevar a concentração sanguínea de glicose ela pode ser consumida a qualquer hora do dia ou da noite.

Quando falamos em energia lembramos de treino e por isso as refeições que antecedem o treino podem ser os momentos mais indicados para o atleta ingeri-la, pois neste caso o benefício será manter a oferta de energia durante o treino. O que viabiliza o aumento no desempenho do atleta.

Ainda temos outro período indicado para consumir a Palatinose, são aquelas refeições que antecedem um longo período em jejum, como a ceia, que você faz logo antes de dormir. Dessa forma, você vai ter fornecimento de energia durante esse período em que o organismo não recebe nutrientes provenientes dos alimentos.

De que forma devo usar esse suplemento?

A Palatinose pode ser consumida em qualquer refeição. Sua característica de baixo IG (em torno de 32) faz com que ela possa ser ingerida a qualquer hora do dia. Porém, o ideal é fazer o uso dela nas refeições que antecedem um treino ou antes de períodos de longo jejum.

Use como adoçante em receitas e preparações culinárias ou até mesmo no cafézinho. Há pessoas que não dispensam um bom cafézinho antes do treino, tendo em vista que o café pode ter efeito estimulante e melhorar o desempenho, que tal uma xícara de café adoçada com palatinose antes do exercício?

Adoce outras preparações também, ela pode ser usada em alimentos que vão ao forno e fogão.

Para quem a Palatinose é indicada?

Ela pode ser usada por todas as pessoas inclusive portadores de diabetes. Todos podem consumi-la, por mais que o individuo esteja restringindo carboidratos na sua dieta, a palatinose cabe até naqueles métodos mais restritivos como a cetogênica onde o consumo de carboidrato é limitado a aproximadamente 5% de carboidratos do Valor Calórico Total consumido.

De baixo Índice glicêmico ela ajudará no controle das taxas de gordura corporal, isso faz com que ela seja bem indicada para dieta de hipertrofia ou redução de gorduras, sua aplicação poderá potencializar o efeito da dieta praticada.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.