0
Seu carrinho está vazio
Emagrecimento

Óleo de coco: o que é e os seus benefícios.

Publicado em 21.03.2022 |
9 visualizações

O óleo de coco é um alimento que apresenta perfil nutracêutico com ação termogênica, e pode ser uma proposta utilizada para o processo de emagrecimento e redução da circunferência abdominal.

Algumas propriedades são fortalecimento do sistema imunológico, fácil digestão e absorção de nutrientes, também encontramos no óleo de coco o glicerol, muito importante para nosso organismo, pois a partir dele o corpo produz ácidos graxos saturados e insaturados conforme a necessidade

O que é

O óleo de coco é de origem vegetal, 100% natural, é extraído da espécie Cocos nucifera L., conhececida popularmente como coco, coco da Bahia, côco branco da família Arecaceae (Palmae) e subfamília Cocoideae.

coco branco

O óleo de coco natural é muito versátil pois, além da alimentação, também pode ser usado como hidratante para o rosto, na máscara do cabelo.

De acordo com a Harvard School of Public Health, o óleo de coco é constituído 100% de gordura, sendo pelo menos 80% saturada. Ele contém ácidos graxos saturados e insaturados. O tipo de gordura predominante é o ácido láurico (47%). Não contém fibras e possui pequenas quantidades de vitaminas e minerais. Uma colher de sopa (cerca de 13,6 g) possui: 121 Kcal, 0 g de fibras, 0 g de proteína, 0,136 mg de cálcio, 0,007 mg de ferro, 0 mg de sódio, 0,003 mg de zinco e 0,015 mg de vitamina E.

Melhora a imunidade

O óleo de coco é um alimento funcional formado por triglicerídeos de cadeia média (TCM), que em contato com o estômago se transformam em monolaurina - um potente antibactericida, antifúngico e antiviral, ou seja, age diretamente na imunidade. Ele também é rico em vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura ruim), por isso o óleo de coco tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico.

Utilização de Suplementos Alimentares

Devido aos maus hábitos alimentares e o crescimento do sobrepeso e da obesidade, nos últimos anos vem acontecendo uma busca frenética por suplementos auxiliadores de emagrecimento, e o óleo de coco é um desses procurados, em cápsulas, ou o uso culinário do próprio óleo cresceu muito, principalmente devido à divulgação na mídia

Desta maneira, alimentos e suplementos nutricionais utilizando ácidos graxos têm sido os alvos da indústria e da mídia não especializada, incentivando o consumo de produtos, os quais, possivelmente, modificariam o balanço entre a lipogênese e a oxidação lipídica e, assim, poderiam reduzir ou reverter os efeitos negativos ocasionados pela adiposidade abdominal. Dentre os produtos do gênero disponíveis à comercialização, podemos citar o óleo de coco.

Combina com qualquer tipo de alimento

Por ter um sabor neutro, o óleo de coco pode ser acrescentado na preparação de diversos tipos de alimentos. Uma excelente opção é usá-lo para temperar as saladas e verduras ou refogar os legumes, arroz e proteínas por exemplo. Já na sua forma crua, ele pode acompanhar saladas de frutas, vitaminas, café e outros alimentos. O importante é deixar a criatividade expandir, já que é um óleo resistente ao calor e, por isso nos possibilita várias possibilidades de uso.

Ajuda a emagrecer

Devido ao fato do óleo de coco ser um ácido graxo de cadeia média, ele é frequentemente usado para o emagrecimento e tratamento da obesidade, já que os lipídeos presentes nele são oxidados facilmente e, geralmente, não são estocados pelo tecido adiposo. Para os defensores do uso do óleo de coco a base de defesa do uso do mesmo é a de que os TCM são oxidados com facilidade não armazenando lipídeos no tecido adiposo, em comparação aos TCL.

Hidrata pele e cabelos

O óleo de coco traz excelentes resultados para os cabelos e a pele, não só pelo uso oral, mas também no uso tópico. Ele pode ser passado no cabelo antes de dormir, que o resulta em fios com mais brilho e menor queda. O potente óleo inibe a ação da enzima 5-alfa-redutase, o que evita a queda de cabelo, se o caso claro for alopecia idiopática.

Pode ser usado antes de treinar

O óleo de coco fornece energia rápida para executar o treino com maior disposição, acelerando o metabolismo.

Ou seja, possui efeito emagrecedor, promovendo sensação de saciedade, o que pode inibir a fome durante o treino.

Combinado com o café (cafeína) - que estimula o sistema nervoso central, melhora o estado de alerta e também o desempenho em exercícios de força e aeróbicos, o óleo de coco vira um excelente termogênico que pode ser consumido antes do treino.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.