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Aminoácidos

O que é HMB?

Publicado em 20.04.2022 |
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O HMB é para você que quer ganhar massa muscular juntamente com uma recuperação mais rápida.

Um metabolito produzido pelo nosso corpo a partir da leucina, que age como um anticatabólico e ajuda no processo de recuperação muscular.

Indicado para atletas que buscam melhorar o desempenho físico durante os treinos, além de pessoas idosas e sedentárias, com o aumento da capacidade funcional.

Qual é a composição do HMB?

HMB possui uma composição simples, com apenas um nutriente derivado do metabolismo do aminoácido leucina.

Qual é a função do HMB no organismo?

Produzido por meio de processos derivados da leucina, o HMB induz a síntese de proteínas, por meio da regulação positiva da via mTOR, o que significa que a sua ativação estimula o crescimento das células.

Em média, uma pessoa precisa consumir mais de 600 gramas de proteína de alta qualidade para absorver 60 gramas de leucina – o que produz 3 gramas de HMB. Ou seja, durante um dia corrido, muitas vezes não conseguimos ingerir a quantidade ideal do nutriente, e a melhor opção é incluir a suplementação na dieta.

HMB: para que serve?

O HMB funciona como um assistente para praticantes de atividades físicas, atuando na redução dos índices de degradação de proteínas e danos dos músculos.

Entre as principais funções do HMB, o suplemento serve para que pessoas treinadas e não treinadas melhorem a sua composição corporal, potencializando o desempenho aeróbio, o metabolismo energético e a recuperação muscular.

Benefícios do HMB

  • Potencializa a recuperação muscular pós-treino;
  • Age como anticatabólico que evita a perda de massa magra;
  • Auxilia o metabolismo das gorduras;
  • Ajuda na captação dos nutrientes, por meio da proteção das membranas celulares;
  • Auxilia a capacidade funcional, o rendimento e a força;
  • Ajuda no processo de ativação das células satélite do musculoesquelético;
  • Age na ativação da síntese de proteínas;
  • Auxilia a poupar glicogênio muscular.

HMB auxilia no aumento de massa muscular?

O HMB atua como um facilitador no ganho de massa muscular para atletas que buscam a hipertrofia com treinamento de resistência de alta intensidade, por aumentar a força e a potência, além de ajudar no processo de regeneração dos músculos pós-treino.

HMB auxilia no emagrecimento?

Os processos do HMB no organismo podem ajudar na redução da massa gorda corporal e, em conjunto com atividades físicas, favorecer o processo de emagrecimento - mas lembre-se também de que é fundamental manter uma dieta equilibrada e que ofereça todos os nutrientes necessários para uma perda de peso saudável.

HMB auxilia no treino?

A suplementação de HMB diária oferece efeitos positivos para quem treina, pois atua como um estimulador de força e ajuda o organismo na produção de adaptações ao treino, principalmente nas fases de alta intensidade. A sua ação anticatabólica pode auxiliar no aumento e na prevenção da perda de massa magra, além da sua capacidade regenerativa após os exercícios.

HMB ajuda areduzir as dores pós-treino?

Estudos clínicos demonstram que, quando o consumo de HMB é feito uma hora antes do treino, a suplementação auxilia a acelerar o processo de recuperação pós-treino, com a redução significativa de lactato desidrogenase (LDH) e creatina quinase (CK), principais causadores das dores musculares.

Como tomar HMB?

A dosagem de HMB deve ser considerada em um grama para cada 25 kg de peso, ou 38 mg por kg. Ou seja, se você pesa 75 kg, a dose diária total será de 3 gramas, mas a absorção varia para cada organismo, dependendo do consumo com ou sem outros nutrientes.

O cálculo vale para todos os atletas que treinam em alta intensidade, seja para aumento de massa muscular ou definição muscular, e querem obter melhores desempenhos na hora do exercício.

Qual é o melhor horário para tomar HMB?

A absorção do HMB no organismo é mais rápida, por isso o recomendado é consumir o suplemento em doses separadas ao longo do dia e considerar intervalos com mais de duas horas.

Uma sugestão seria avaliar com o(a) nutricionista qual o melhor horário para inserir na sua dieta, como o consumo durante a manhã em jejum antes do café da manhã, ao longo do dia antes do treino ou antes de dormir.

Para atletas, a dose antes do treino pode variar mas, segundo estudos científicos, a média é de 1 a 2 gramas de HMB com consumo de 30 minutos até duas horas no pré-treino.

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