0
Seu carrinho está vazio
Emagrecimento

L-Carnitina: o que é, pra que serve, como funciona, como tomar.

Publicado em 17.03.2022 |
18 visualizações

A função fundamental da L-Carnitina é a geração de energia para as células (ATP), além do emagrecimento, pois ela age nas reações transferidoras de ácidos graxos livres de cadeia longa do citoplasma para mitocôndrias, facilitando sua oxidação e a geração de adenosina trifosfato (ATP).

Para começar o dia com disposição para fazer as tarefas diárias, treinar e ter vitalidade para lidar com a rotina, o corpo precisa produzir energia, e a L-carnitina é um aminoácido importante neste processo.

O que é L-Carnitina?

A L-carnitina é uma amina quaternária naturalmente produzida pelo organismo no fígado, rins e cérebro, a partir dos aminoácidos lisina e metionina. Quando se trata de alimentação, as carnes e os produtos lácteos são as principais fontes dietéticas deste composto, sendo responsáveis por cerca de 75% do total de L-Carnitina armazenada no organismo.

A L-carnitina é um aminoácido sintetizado naturalmente pelo nosso organismo, que ganhou destaque no mercado de suplementos por suas múltiplas propriedades.

L-Carnitina: para que serve?

A L-carnitina possui várias funcionalidades, mas a principal delas é a melhora da performance física, principalmente entre atletas de endurance, devido ao seu alto potencial ergogênico, ou seja, sua capacidade de aumentar o desempenho.

Como a L-Carnitina funciona?

Ela está diretamente ligada no processo de formação de energia (ATP). A L-Carnitina provoca a oxidação de gordura durante o exercício e poupa o glicogênio muscular, além de atuar também na atividade mitocondrial através da oxidação de ácidos graxos, gerando assim mais energia para o corpo. Além disso, também reduz a fadiga e auxilia na recuperação celular após o treino.

Outra funcionalidade da L-Carnitina é que ela impede a formação de níveis excessivos de triglicérides no sangue e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Alguns estudos também apontam que a L-carnitina auxilia no emagrecimento.

L-Carnitina emagrece?

Vários estudos com L-Carnitina apontam melhores resultados em indivíduos obesos e com síndrome metabólica. Mas a atuação da L-Carnitina no emagrecimento ocorre de forma indireta, através da oxidação dos lipídios para geração de energia, o que contribui para a queima de gordura.

Além disso, ela estimula que o indivíduo se sinta bem e com mais energia, aumentando o gasto calórico através da melhora na performance.

Quais os benefícios da L-Carnitina?

  • Aumenta a performance física;
  • Ajuda na queima de gordura;
  • Auxilia na manutenção e ganho de massa magra, principalmente em idosos;
  • Reduz o dano tecidual e evita lesões musculares;
  • Diminui os riscos de doenças cardíacas;
  • Equilibra os níveis de insulina no sangue;
  • Auxilia na circulação sanguínea;
  • Melhora perfil lipídico;
  • Ajuda na prevenção de doenças renais.

L-Carnitina: como tomar?

Agora que você já sabe o que é e para que serve a L-Carnitina, é importante conhecer algumas opções para suplementar e como tomar.

A L-carnitina é bem comum no mundo dos suplementos, ela pode vir em cápsulas, pó ou líquido. Também, está sendo usada na área estética, em terapias injetáveis. Quando suplementada, a dose diária vai depender dos objetivos de cada um e deve seguir sempre as orientações do médico ou nutricionista.

Ainda, é possível encontrar o aminoácido na composição de fórmulas aprimoradas de suplementos alimentares com outros ingredientes, que em sinergia, potencializam a produção de energia.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.